DICAS & NOTÍCIAS

Higienização de próteses.

 

                A higiene das próteses é tão importante quanto a higiene dos dentes naturais. Não pense que só por serem artificiais esses dentes não sofrem as ações das bactérias, tártaro e acúmulo de resíduos.

                No caso das próteses removíveis, sejam totais ou parciais, é indicado o uso de uma escova própria ou uma escova dental macia ou média, evite as cerdas duras pois pode danificá-la. Melhor usar sabonete neutro porque as pastas dentais possuem abrasivos e não devem ser utilizados para esse tipo de limpeza. Existem também pastilhas efervecentes que auxiliam essa limpeza, mas não dispensa a escovação.

               Limpe sua prótese enxaguando abundantemente para remoção de partículas soltas de alimentos. Escove todas as superfícies da prótese, interna e externa, não somente os dentes.

               Escove também a língua e palato (céu da boca) com uma escova dental macia antes de inserir a dentadura, isso estimula a circulação dos tecidos e ajuda a remoção de placa.

      

               Para os pacientes que fazem uso das próteses fixas sobre implante modelo protocolo, a higiene vai evitar o mau hálito e a periimplantite ( infecção em volta do implante que pode levar até mesmo a sua perda). Ela deve ser feita com a utilização de escova unitufo, fio dental especial com umas das pontas rígidas e o restante assemelha-se a uma lã, passa fio que facilita a inserção do fio dental, aparelhos que jogam jatos de água , tipo Waterpik, enxaguantes bucais e até mesmo bochechos vigorosos com água. O dentista poderá explicar e demonstrar o uso de cada um desses acessórios de acordo com o seu caso. 

              Em casos de próteses fixas sobre dentes os cuidados são os mesmos. Os dentes pilares que sustentam a prótese devem estar bem limpos e assim evitar o aparecimento de cáries ou infiltrações. Uso de passa fio ou da escovinha uni tufo são essenciais e indispensáveis.

              Desses cuidados dependem a durabilidade e a boa funcionabilidade do trabalho executado. Eles precisam ser um hábito e não apenas algo que só é feito logo após o término do tratamento. Por isso a importancia das revisões no consultório, pois o dentista vai poder avaliar se a sua higiene diária está de acordo com o seu tratamento.