DICAS & NOTÍCIAS

Protetores Bucais Esportivos

         

                 Protetores bucais são dispositivos intra orais resilientes que são utilizados visando minimizar a probabilidade de danificar dentes, maxilares, ATM e tecidos moles adjacentes. Podem ser confeccionados por diversos materiais e ajudam a absorver o choque experimentado por contato com outros participantes ou superfícies duras.

            Salvo casos especiais, geralmente é confeccionado para a arcada superior. Entretanto para ter eficácia e não causar desconforto, esses protetores devem estar bem adaptados à cavidade bucal. Isso significa permitir ao atleta a ingestão de líquidos, respirar facilmente, falar sem precisar retirá-los e não deslocar perante impacto ou movimento do atleta.

            Cada protetor bucal deve ser personalizado ao atleta e ao esporte que está sendo praticado.

            Existem vários tipos de protetores:

          - Tipo I ou Universais : São protetores prontos, pré-fabricados, com tamanhos padrão ( P,M,G).  Esses protetores são extremamente desconfortáveis e podem provocar lesões em tecidos moles. Por possuírem baixa adaptação oferecem pouca proteção, dificultam a fala, respiração e deglutição, além de fazer com que o atleta necessite segurar o protetor com os dentes posteriores, com isso não redistribuem o impacto.

             - Tipo II ou Termoplásticos: São mais conhecidos como “ferve e morde”. Como o nome já diz, necessita ser fervido na água e encaixado na boca, colocando em risco a saúde de tecidos moles e de estruturas pulpares dos dentes, uma vez que a temperatura pode estar muito alta e não há nenhum controle e acompanhamento profissional. A intenção desse passo é reproduzir o formato da boca, tentando melhorar a adaptação, porém, o que muitos não sabem é que o encaixe ideal de um protetor bucal não depende apenas dos dentes, e sim de estruturas adjacentes.

           A adaptação deficiente pode dar ao atleta uma falsa sensação de segurança. Daí a importância de usá-las da forma correta.

             

 

            - Tipo III ou Customizados : Confeccionados sob medida a partir de um molde individual da arcada do atleta..Esses protetores apresentam adaptação superior ao TIPO I e II. O material utilizado é o E.V.A (Etil Vinil Acetato) proporcionando melhor absorção de impacto e dissipação de forças. O protetor Tipo III diminui a dificuldade da fala e da respiração. Além disso possibilita uma customização ao gosto do atleta.

         - Tipo IV ou Customizados multilaminados: Confeccionado com várias camadas de EVA a uma temperatura elevada sobre o modelo de gesso com o auxílio de um equipamento de termo pressurização. Essa técnica proporciona maior aderência e retenção entre as lâminas de E.V.A, aumentando sua vida útil e resultando em uma adaptação superior ao protetor bucal TIPO III. Como oferecem maior flexibilidade em design e construção, diferentes espessuras podem ser laminadas em conjunto a fim de aumentar a proteção em determinadas regiões de acordo com a necessidade de cada esporte. 

             - Tipo V ou Otimizadores: São comercializados com a intenção de não só proteção aos tecidos duros e moles, mas também potencializar a performance dos atletas. Porém existem poucos estudos científicos que suportem essas reivindicações.

            Caso você se interesse em conhecer ou saber mais sobre os protetores, marque um horário e venha conversar conosco. Teremos prazer um recebê-lo.

 

 

 

 

Referencia Bibliográfica: Padilha, Clara.PROTETORES BUCAIS ESPORTIVOS. 1º Edição. Editora 893.