ÁREAS ESPECÍFICAS

BOTOX NA ODONTOLOGIA

                  
 

                 

 

 

         A toxina botulínica do tipo A é uma substância neurotóxica, em atual destaque, devido a sua eficácia em aplicações estéticas terapêuticas, preventivas e corretivas, não cirúrgicas, com rara resposta imunológica com relação às rugas dinâmicas. Estas são produzidas em termos gerais por contrações repetitivas dos músculos faciais e pelo envelhecimento do tegumento, isto é a pele humana.

 

         Na região injetada, a toxina botulínica age bloqueando a liberação de acetilcolina (neurotransmissor das mensagens entre cérebro e as fibras musculares). Uma vez bloqueada, as fibras não recebem as ordens para se movimentar, impede-se assim a contração das células musculares.

 

         Conhecida popularmente como Botox®, Toxina Botulínica do tipo A (TXB-A). É um agente biológico, obtido em laboratório, substância produzida pela bactéria chamada Clostridium botulinum, uma bactéria gram-positiva e anaeróbica. (SPOSITO, 2009). A neurotoxina é produzida pela bactéria em sete sorotipos diferentes denominados de A - G, sendo que a toxina A é considerada a mais potente, específica e com maior duração no uso estético.

 

         Na Odontologia existem algumas indicações terapêuticas para o uso da tonina botulínica.

 

       - No tratamento de doenças causadas pelo excesso de contração dos músculos mastigatórios ( apertamento dental ou bruxismo ), em alguns casos com hipertrofia do músculo masséter;

       - Corrigir sorrisos assimétricos;

       - Assimetrias faciais;

       - Disfunções da articulação temporo mandibular;

       - Correção do sorriso gengival ou sorriso alto, que se caracteriza pela elevação           acentuada do lábio superior ao sorrir , mostrando uma faixa grande de gengiva.

 

         A toxina botulinica pode ser aplicada no terço médio da face para correção do sorriso gengival, no terço inferior pode ser aplicada no mento (queixo) e abaixo das comissuras labiais. Também pode ser aplicada no músculo masséter e no feixe anterior do músculo temporal para atenuar o bruxismo e o apertamento dental.