A prótese dentária é uma especialidade que visa a reabilitação do paciente tanto funcional quanto estética, devolvendo elementos dentais perdidos ou ausentes.
Pode ser fixa, removível, unitária, múltipla ou total, depende do número de dentes que precisam ser substituídos ou apenas restaurados.
A PRÓTESE FIXA pode ser de apenas um dente , denominada coroa, bloco ou onlay, ou pode ser de mais dentes as chamadas pontes fixas, prótese ou prótese adesiva. Nos dois casos os dentes artificiais são confeccionados a partir de um molde feito pelo dentista e enviado ao laboratório de prótese. Após instalada (cimentada) não é removida pelo paciente, sendo estável e funciona como um dente natural auxiliando na boa mastigação e na estabilidade oclusal (estabilidade de mordida) do paciente. O material mais comum utilizado em próteses fixas é a cerâmica, que pode ser unida ao metal (metalocerâmica) ou em casos em que se deseja uma estética mais natural temos também as coroas em cerâmica pura como In Ceram, Empress, Zirconia, Procera ou Emaxx.
A PRÓTESE REMOVÍVEL pode repor alguns ou todos os dentes do arco dentário. As próteses parciais conhecidas como Roach, ponte móvel ou perereca, adaptam-se sobre a gengiva e apoiam-se nos dentes remanascentes na boca. As totais são as tradicionais dentaduras. Pela mobilidade, podem causar machucados na mucosa e tornar a mastigação desconfortável. Quando isso ocorre, uma das indicações é partir para uma prótese sobre implante, que pode ser removível ou não.