A doença periodontal começa com as bactérias presentes na boca que se acumulam ao redor do dente , multiplicam-se formando uma película chamada placa bacteriana. É uma patologia inflamatória de origem bacteriana que afeta a gengiva, ossos e ligamentos periodontais, ou seja, as fibras que fazem a ligação da raiz dentária com o osso. Sua evolução leva à perda óssea e pode levar também à perda do dente.
A placa bacteriana é a grande causadora da doença periodontal. Ela adere à superfície do dente e pode evoluir para sua calcificação ( tártaro ), gengivite ( inflamação gengival ) , periodontite ( inflamação do tecido de sustentação do dente ).
Há casos que a doença periodontal está associada à má oclusão, fatores hormonais, próteses mal adaptadas, aparelhos ortodônticos ou uso de medicamentos.
Você pode detectar alguns sinais e sintomas das doenças periodontais.
- Sangramento gengival
- Mau hálito persistente ( halitose );
- Gengivas inchadas e vermelhas;
- Presença de tártaro;
- Mobilidade dental;
- Presença de pus nas bordas dos dentes
- Exposição das raízes dentárias; entre outras.
Estes sinais são avisos de que algo está fugindo ao seu controle, mas existe tratamento ideal para cada situação, desde uma limpeza mais profunda, raspagem, ou até mesmo uma cirurgia para restabeler a saúde bucal.
O melhor tratamento é sempre a prevenção. Escovação bem feita, com uso de fio dental já diminui a placa bacteriana aderida no dente, bem como visitas periódicas ao seu dentista para avaliações e profilaxias.